terça-feira, 11 de maio de 2010

A Ciência Agradece

Por Lauro José Jantsch - Em 2005
 
Logo depois do incêndio do laboratório de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul alguns deputados provocaram uma reunião sobre o fato. Foram vários deputados estaduais, de diversos partidos e que convidaram os vários setores de pesquisadores.
Além dos deputados estavam presentes representantes do referido laboratório, um ex-governador, ex-secretários e mais alguns pesquisadores.
O encontro foi realizado numa das dependências da Assembleia Legislativa. O ambiente foi o mais descontraído possível. Todos tiveram a oportunidade de se manifestar.
Os deputados estavam visivelmente surpresos com o nefasto crime. Mas estavam mais gratificados por poderem conversar informalmente com os pesquisadores. Segundo pude constatar, para alguns deputados, este foi um fato inédito: os pesquisadores expondo suas preocupações aos representantes do povo. Salientaram a necessidade de outros encontros. Sentiram-se extremamente gratificados e até alegres de poderem trocar ideias com os pesquisadores.
Depois das manifestações, os deputados combinaram com os pesquisadores algumas ações estratégicas e colocaram-se à disposição para gestionarem tais ações.
Como disse um dos participantes, “temos que fazer do limão uma limonada.”Certamente, a pesquisa científica saiu ganhando com todo este episódio. E, da parte que me cabe, agradeço.
A lamentar, apenas, a ausência de outras entidades de pesquisa. Os senhores deputados estranharam muito tal ausência. Nós, pesquisadores presentes, nem tanto. Sabemos que o pesquisador prefere ficar em seu laboratório e detesta prestar contas a quem lhe paga. Além disso, as Instituições de pesquisa sempre tiveram grandes dificuldades de trabalhar em cooperação. Esta é uma das razões de desperdícios em termos de recursos humanos e materiais.
Em todo caso, o primeiro passo foi dado, esperamos pelos próximos. Tenho a certeza que o próximo passo será dado pela Assembleia Legislativa pelo qual, novamente, a ciência agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário